Um ranking sobre riscos empresariais desenvolvido pela seguradora corporativa do Grupo Allianz, a Allianz Commercial, indica que a inteligência artificial é a principal preocupação no segmento de negócios no Brasil. Esta é a primeira ocasião em que a IA é reconhecida como o principal risco empresarial pelos executivos brasileiros.
De acordo com a pesquisa, a inteligência artificial continua a ser percepcionada como uma importante alavanca estratégica para as empresas, mas também como uma fonte crescente de riscos legais, operacionais e de imagem, que supera a habilidade das organizações de implementar governança, seguir as normas e preparar suas equipes de maneira adequada.
“Dado o aumento da importância da IA na sociedade e na indústria, não é nada surpreendente que ela se torne o principal fator de variação no Allianz Risk Barometer. Além de oferecer imensas oportunidades, seu potencial transformador, combinado com a rápida evolução e aceitação, está reconfigurando o panorama de riscos, tornando-se uma preocupação crucial para as empresas”, apontou o CEO da Allianz Commercial, Thomas Lillelund.
As principais inquietações listadas pelos empresários no ranking são:
- Inteligência artificial (32% de menções);
- Incidentes cibernéticos (31%);
- Alterações na legislação e regulamentação (28%);
- Alterações climáticas (27%) e
- Desastres naturais (21%).
Fonte: Agência Brasil


