Em torno de 183 mil contribuintes que foram retidos na malha fina e regularizaram suas irregularidades com a Receita Federal estão prontos para acordar com o Leão. Nesta sexta-feira (30), acontece o pagamento do lote referente à malha fina de janeiro. Esse lote inclui também restituições pendentes de anos anteriores.
No total, 182.959 contribuintes receberão R$ 403,65 milhões, englobando tanto contribuintes prioritários quanto não prioritários.
As restituições são distribuídas da seguinte maneira:
• 124.065 contribuintes que optaram pela declaração pré-preenchida e/ou decidiram simultaneamente receber a restituição através do Pix;
• 27.295 contribuintes com idades entre 60 e 79 anos;
• 15.951 contribuintes sem prioridade;
• 7.868 contribuintes cuja principal fonte de renda é proveniente do magistério;
• 4.692 contribuintes com idade superior a 80 anos;
• 3.088 contribuintes que possuem deficiência física ou mental ou enfrentam grave enfermidade.
Disponível desde o último dia 23, a consulta pode ser realizada na página da Receita Federal online. O contribuinte deve clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no botão “Consultar a Restituição”. A consulta também pode ser realizada através do aplicativo da Receita Federal para tablets e smartphones.
Pagamento
O depósito será realizado na conta ou na chave Pix do tipo CPF indicada na declaração do Imposto de Renda. Caso o contribuinte não conste na lista, ele deverá acessar o Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte (e-CAC) e obter o extrato de sua declaração. Se identificar alguma pendência, poderá submeter uma declaração retificadora e aguardar os próximos lotes da malha fina.
Se, por algum motivo, a restituição não for creditada na conta informada na declaração, como no caso de conta inativa, os valores estarão disponíveis para retirada por até um ano no Banco do Brasil. Nesse caso, o cidadão pode agendar o crédito em qualquer conta bancária de sua titularidade, por meio do Portal BB ou através da Central de Relacionamento do banco, pelos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais regiões) e 0800-729-0088 (telefone especial para deficientes auditivos).
Se o contribuinte não retirar o valor de sua restituição após um ano, deverá reivindicar o valor no Portal e-CAC. Ao acessar a página, o cidadão deve ir até o menu “Declarações e Demonstrativos”, clicar em “Meu Imposto de Renda” e, em seguida, no item “Solicitar restituição não resgatada na rede bancária.”
Fonte: Agência Brasil


