A divulgação dos resultados iniciais da análise de títulos referente à segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU 2) ocorrerá nesta quinta-feira (8). Essa fase avalia a educação formal dos candidatos, classificando-os de acordo com os critérios estabelecidos no edital do processo seletivo.
Candidatos que não se mostrarem satisfeitos com a pontuação terão a opção de apresentar um recurso para reconsideração das notas entre os dias 9 e 12 de janeiro. O procedimento deve ser realizado na área do candidato, onde será necessário utilizar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) e a senha no portal único de serviços digitais do governo federal, o gov.br. Depois, o candidato deve acessar a seção “interposição de recursos”.
Cronograma
Durante esse mesmo período, haverá a reaplicação do processo de caracterização de deficiência, voltado para os candidatos que disputam as vagas destinadas a pessoas com deficiência (PcD). No cronograma oficial do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), essa etapa aconteceu nos dias 13 e 14 de dezembro de 2025, mas problemas no sistema de teleatendimento resultaram em nova convocação.
A divulgação dos resultados preliminares da caracterização da deficiência está agendada para o dia 15 de janeiro, coincidindo com a divulgação dos resultados da avaliação das autodeclarações dos candidatos às vagas destinadas para pessoas negras, indígenas e quilombolas. O prazo para recursos desta fase será entre 16 e 19 de janeiro.
A previsão para a divulgação da nota preliminar da prova discursiva e a disponibilização do espelho de correção é para 23 de janeiro, com o período de apresentação de recursos entre os dias 26 e 27 do mesmo mês. A publicação da classificação final está programada para 20 de fevereiro.
O CPNU 2, conhecido como Enem dos Concursos, oferece 3.652 oportunidades em 32 órgãos do governo federal. Dessas, 3.144 são destinadas a candidatos com nível superior e 508 a nível intermediário. Conforme informações do MGI, 2.480 dessas oportunidades são para preenchimento imediato, enquanto 1.172 são para provimento em curto prazo, após a homologação dos resultados.
Fonte: Agência Brasil


